Melhoria das estradas viabiliza produção na Roça do Povo, elogiam produtores

Máquinas trabalham para recuperar "estradas de chão"
Ascom

 

Máquinas e caçambas da Prefeitura de Itabuna estão trabalhando para melhorar o acesso à Roça do Povo. Uma imagem incomum na localidade, segundo os próprios moradores e pequenos produtores da comunidade. Segundo as lideranças locais, nas poucas vezes em que os moradores foram atendidos, o serviço ficou pela metade, porque os ramais para os lotes mais distantes não eram beneficiados. Outra reivindicação antiga que só agora está sendo atendida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), é a colocação de manilhas em diversos trechos da estrada, para diminuir os efeitos das chuvas no acesso à comunidade.

Os pequenos produtores afirmam que a falta de manilhas e os buracos deixava a estrada praticamente intransitável, impedindo o tráfego de veículos menores. “Pela primeira vez na história que o trabalho está sendo bem feito, com uso de um rolo compressor. Nas poucas que faziam, o trabalho era concluído em um dia e, no dia seguinte, a estrada voltava a ficar toda esburacada”, afirmou o pequeno produtor Djalma Batista Santos.

O produtor Florisvaldo dos Santos Silva destacou que o percurso, que depois do encascalhamento é feito em 15 minutos, antes se gastava até 50 minutos. “Estava muito difícil levar os produtos para as feiras livres, porque os carros quebravam constantemente, gerando muitos prejuízos para a gente. Está bom e ficará ainda melhor quando o trabalho for feito até a sede da comunidade da Roça do Povo”.

O agricultor Roberto Carlos Alves, que é um dos primeiros moradores da Roça do Povo, lembrou que os estudantes não vão mais perder aulas nos dias de chuva. “A estrada tinha vários trechos de alagamento. Um problema antigo que nenhum prefeito tinha conseguido resolver, mas que hoje foi solucionado”, comemorou Roberto Alves. 

Entre os trechos contemplados da estrada com a colocação de manilhas estão os que ficam na altura da “Eretrina”, “Zé Dial”, Mendonça e Bar da Boa.  Além da estrada, o encascalhamento será feito nos ramais, entre os quais da Boa Sentença e Olaria. “Hoje podemos dizer que a comunidade da Roça do Povo está sendo bem assistida”, finalizou o agricultor Djalma Batista. A conclusão do trabalho está previsto para os próximos 20 dias.